CATEGORIAS

Home / Saúde  / Mamografia: ela te protege contra o câncer de mama

Mamografia: ela te protege contra o câncer de mama

Conhecido como Outubro Rosa, este é o mês de combate ao câncer de mama. De acordo com pesquisas, 25% dos casos de câncer no Brasil são de mama. Mas essa doença tem cura, e melhor do que isso, pode ser prevenida se a mulher fizer exames regularmente, entre eles, a mamografia.

A mamografia é o exame padrão para o diagnóstico do câncer de mama. Por meio do exame, é possível identificar um tumor quando ele ainda não é palpável, com isso, as chances de cura aumentam em até 95%. Outro fator positivo para quem identifica o câncer cedo é passar por procedimento cirúrgico e tratamentos menos agressivos.

mamografia

Se você tem 40 anos ou mais, faça a mamografia anualmente, ela é a principal forma de se proteger. Já se você ainda não atingiu essa idade, não precisa passar pelo procedimento periodicamente, a não ser que haja casos de câncer de mama em parentes próximos, como mãe e irmãs.

Fique atenta!
• Quando hereditário, o câncer de mama costuma aparecer mais cedo. Por isso, se na sua família tem algum caso, o recomendado é fazer o exame 10 anos antes de quando o parente descobriu a doença. Ou seja, se a sua mãe teve o problema com 45 anos, o ideal é você começar a fazer mamografia com 35 anos.
• 90% das mulheres que sofrem com o câncer de mama não tem ninguém na família com o mesmo problema.
• O autoexame ajuda no diagnóstico, porém não de forma precoce, já que nesse caso o tumor já está palpável. Ele é importante, mas não anula a necessidade de passar pela mamografia.

Como prevenir
Além da mamografia, que é insubstituível, manter uma boa qualidade de vida ajuda a prevenir a doença. Para isso, é importante ter uma alimentação saudável, fazer atividade física regularmente, evitar o consumo de bebidas alcóolicas e tentar manter o peso, principalmente depois da menopausa.