CATEGORIAS

Home / Beleza  / Afinal, o que são as manchas?

Afinal, o que são as manchas?

MANCHAS são alterações delimitadas na coloração da pele que podem ser decorrentes de inúmeras causas, e podem ser indício de uma doença, ou não necessariamente.
O fato é que em muitos casos pode trazer efeitos inestéticos e incomodar o paciente.

As manchas podem se manifestar em diversas tonalidades, como:

Acastanhadas, avermelhadas, violáceas, enegrecidas, esverdeadas, esbranquiçadas, entre outras, e a avaliação desses diferentes tons auxilia o dermatologista a fazer o correto diagnóstico da causa (inflamatória, vascular, por deposição de melanina, hemossiderina), bem como da gravidade e profundidade da lesão.

>> DIAGNÓSTICO
O diagnóstico e análise de risco que se baseia, entre outros aspectos, nas nuances de cores que as lesões de pele costumam apresentar, é feito em consulta por um exame clínico, assim é possível delimitar as áreas afetadas, e indicar o melhor tratamento.

>> COMO TRATAR?
QUANTO AO TRATAMENTO DAS MANCHAS, APÓS O DIAGNÓSTICO CORRETO DA CAUSA, DA PROFUNDIDADE E DA GRAVIDADE DA LESÃO, SÃO ESTABELECIDOS OS PLANOS DE TRATAMENTO PARA CADA PACIENTE.

As manchas podem ser tratadas com produtos químicos para inibir a atividade enzimática das células pigmentadoras da pele, os chamados Peelings Químicos, e conforme a combinação desses produtos podem ser Muito Superficiais, Superficiais, Médios, Profundos, ou por métodos físicos com uma tecnologia altamente controlada, como os lasers de Yag, Yag Ultra pulsado, Fracionado de CO2, Fracionado não-ablativo, Luz Intensa Pulsada, entre outros.

Esses aparelhos variam conforme o comprimento de onda, a fonte energética, o alvo que pretendem atingir, sendo escolhidos conforme a causa do pigmento, a profundidade, o tipo de pele do paciente, a coloração da mancha, e outras características, para que seja um tratamento com a maior eficácia e segurança possíveis.

Consultoria:
Dra. Adriana Awada – Dermatologista – CRM 62.432

Para mais informações sobre como tratar as Manchas,  ou agendar uma consulta, CLIQUE AQUI!