CATEGORIAS

Home / Saúde  / Síndrome das unhas frágeis

Síndrome das unhas frágeis

Características das unhas

As unhas refletem a saúde do organismo. Elas são anexos cutâneos formados por diferenciação de alguns segmentos da pele. Possuem muita queratina e estão envolvidas no processo de proteção do organismo em relação ao meio externo e tem sua função estética.

O crescimento delas é contínuo, crescem em média 3 milímetros por mês, mas existem variações individuais, relacionadas à raça, idade, ambiente, ocupação, etc. Recebe diversos estímulos hormonais e nutricionais importantes para seu desenvolvimento. A unha pode interromper seu crescimento ou apresentar alterações de estrutura uma vez que, em casos de doenças graves, o organismo reservar sua fonte de proteínas, vitaminas e de defesa para os órgãos vitais. Nestas situações, os nutrientes ficam escassos primeiramente nas unhas e nos cabelos e ambos ficam enfraquecidos, opacos e sem vida.

Através da observação de alterações na cor, aparência, superfície e crescimento ungueal é possível identificar doenças sistêmicas, facilitando o diagnóstico e permitindo um tratamento precoce.

 

Síndrome das Unhas Frágeis

A síndrome das unhas frágeis é queixa comum e é caracterizada por aumento da fragilidade das lâminas ungueais. Afeta quase 20% da população geral, sendo mais comum em mulheres. Seus sintomas principais são: unhas que quebram com facilidade, descamam ou lascam na ponta, crescem pouco, são finas ou moles.

Felizmente, as causas mais comuns das unhas frágeis são benignas e facilmente tratáveis porque estão relacionadas aos hábitos de vida do indivíduo. São elas: exposição prolongada à água, agentes químicos (detergentes, sabões, solventes, acetona, ácidos, etc), cosméticos (formaldeído), traumas repetitivos (digitação), e contaminação das unhas por fungos. Além disso, esses fatores parecem atuar de maneira cumulativa, determinando maiores alterações ungueais com a maior exposição ao longo do tempo. Outro fato a salientar é que unhas de idosos têm percentual ainda menor de lipídios, mostrando, portanto, maior suscetibilidade para unhas frágeis.

Um alerta importante é que a síndrome das unhas frágeis não é um problema apenas estético, mas pode ser um sinal de alguma doença sistêmica ou carencial. Por isso devemos sempre investigar doenças que podem dar o seu primeiro sinal através da fragilidade ungueal. Dentre essas, as principais são: alterações na tireóide, acromegalia, anemia, doenças vasculares, diabetes, anorexia, carência de vitaminas, doenças de pele como eczemas, psoríase, dermatites entre outras.

Portanto as alterações das unhas devem ser examinadas por um dermatologista pra que a investigação e tratamento da síndrome das unhas frágeis seja completo. O tratamento geralmente é simples, sendo a mudança de alguns hábitos o mais importante. Em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos via orais e esmaltes fortalecedores.

Mas alguns cuidados vocês já podem começar a tomar!

 

Algumas dicas para uma unha saudável:

  • A saúde das unhas está muito ligada à alimentação da pessoa: uma dieta rica em proteínas, nutrientes e oligoelementos é muito importante para mantê-las saudáveis.
  • Hidrate as unhas várias vezes ao dia.
  • Evitar traumas, ambientes úmidos e substâncias químicas.
  • Se exposição constantemente à água e produtos químicos utilize luvas. Uma dica é a luva de vinil, que adere bem à mão e é classificada como hipoalergênica.
  • Evite esmaltes que contenham formaldeído em sua composição.
  • Prefira removedores de esmalte sem acetona.
  • Mantenha as unhas mais curtas, isso diminui o impacto dos traumas repetitivos.

 

Procure orientação do dermatologista para uma hidratação correta e uso de integradores alimentares adequados ao crescimento da unha.
Quando as unhas frágeis são consequências de afecções dermatológicas ou de doenças sistêmicas, seu tratamento consiste na terapia da doença base.

Para mais informações sobre tratamentos, ou agendar uma consulta, CLIQUE AQUI!

Consultoria:
Dra. Adriana Awada – Dermatologista – CRM: 62.432