CATEGORIAS

Home / Saúde  / Outubro Rosa – Como fazer a prevenção do câncer de mama?

Outubro Rosa – Como fazer a prevenção do câncer de mama?

 

O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar, informar e, principalmente, prevenir mulheres contra o câncer de mama. Os fatores de risco para a doença podem ser o histórico familiar e a idade acima dos 40 anos. Outros fatores como, excesso de peso, vida sedentária, álcool e cigarro também são grandes vilões.

Além das visitas periódicas ao médico e exames, pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir o câncer de mama como, por exemplo, manter uma alimentação balanceada, rica em vitamina A, com pouca gordura, muitas frutas e legumes.

A vitamina A é responsável pela defesa imunológica do organismo, atua na proteção contra doenças infecciosas e é encontrada naturalmente em diversos alimentos, como: melão, damasco, papaia, manga, cenoura, brócolis, batata-doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba, fígado e ovos.

Praticar atividade física regular é outra maneira eficaz de diminuir os riscos e melhorar a saúde em diversos aspectos, além disso, os exercícios são capazes de reduzir os níveis de estrógeno, hormônio relacionado ao risco de câncer. Também é importante evitar ingerir bebida alcoólica e parar de fumar.

Por ser uma doença silenciosa, o que torna difícil a detecção de sintomas, é importante fazer o autoexame. Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano. Se houver algum histórico de caso na família, em parentes de primeiro grau, o controle deve começar antes.