CATEGORIAS

Home / Saúde  / Novembro Azul

Novembro Azul

Novembro é a vez dos homens se cuidarem, o mês é internacionalmente dedicado às ações relacionadas a saúde deles, principalmente com relação a próstata.

Essa glândula é muito importante, porém nem todos se preocupam com ela. E embora faça parte do aparelho genital masculino, é interessante você também entender e orientar seu parceiro, pai, irmão, tio a se prevenir contra as doenças que podem surgir.

A próstata fica entre a uretra e a bexiga e tem o tamanho de uma castanha. Ela produz esperma, auxilia no transporte dos espermatozoides e pode ser atingida pelo câncer e algumas infecções.

blog_post_nov_1_2016

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tumor mais comum no sexo masculino. Ele é silencioso, por isso, é muito importante homens acima dos 50 anos fazerem o exame de toque anualmente. O procedimento é rápido e possibilita detectar qualquer problema.

Um exame de sangue também pode ajudar a identificar o câncer de próstata, porém não é tão eficaz e não substitui o exame de toque.

A hiperplasia benigna, mais conhecida como aumento da próstata, também é um problema que precisa de cuidados. Ela atinge entre 80% e 90% dos homens com mais de 50 anos.

Já entre os mais novos, a prostatite, uma infecção na próstata provocada por bactérias do intestino, também deve ser tratada, embora na maioria dos casos não apresente complicações.

Dica

Se o seu parceiro, ou algum homem que você conheça, estiver com dificuldade ou necessidade de urinar muitas vezes ao dia, dor óssea, insuficiência renal ou apresente infecções frequentes, oriente-o a procurar um especialista o mais rápido possível. Se não for tratado a tempo, o câncer de próstata pode se espalhar para outros órgãos e ainda levar à morte.