CATEGORIAS

Home / Saúde  / Mulheres previnam-se, vocês estão mais vulneráveis à AIDS

Mulheres previnam-se, vocês estão mais vulneráveis à AIDS

1º de dezembro é o Dia Mundial da Luta Contra AIDS, e embora as informações estejam mais acessíveis, muitas pessoas hoje ainda contraem a doença, principalmente as mulheres, que estão mais expostas ao vírus.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são mais da metade dos infectados pelo vírus HIV no mundo.

As mulheres têm duas vezes mais chances de contrair AIDS em uma relação sexual com alguém soropositivo, porque a própria anatomia feminina facilita a infeção pelo vírus. Outro fator que contribui é o sistema imunológico mais ativo da mulher.

blog_post_nov_5_2016

Além disso, ainda tem a vulnerabilidade feminina, muitas sofrem violência sexual, outras deixam a prevenção de lado por questão social, ou porque acreditam que não podem contrair a doença do parceiro, e tem os casos também de dificuldade de negociar o uso de preservativo com eles.

Nem todo portador de HIV tem AIDS, a pessoa passa a ser considerada doente quando o sistema imunológico apresenta deterioração. Mas a doença só começa a se manifestar algum tempo após o contágio.

Uma vez infectada, a pessoa passa a tomar um coquetel de remédios e fazer o tratamento, porém, a AIDS não tem cura. Então, a melhor forma de se cuidar é usar preservativo. Independentemente de quem seja seu parceiro, é a sua saúde que está em jogo, não deixe de se prevenir.