CATEGORIAS

Home / Saúde  / Micose de unha

Micose de unha

Verão em alta, mar, piscina e muita gente dividindo o mesmo espaço. O cenário que é típico das altas temperaturas não é cobiçado só por banhistas e turistas do mundo inteiro. É também o habitat ideal para os milhares de fungos que se proliferam nestas condições e causam as tão temidas e incômodas micoses nas unhas.

A micose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos.  As fontes de infecção podem ser o solo, água, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o “alimento” dos fungos.

blog_post_novembro_1-v2

Como evitar?
Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses. Previna-se seguindo as dicas abaixo:

– Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).

– Evite mexer com a terra sem usar luvas.

– Use somente o seu material de manicure.

– Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.

– Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.

Tratamento
Os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Casos mais avançados podem necessitar tratamento via oral, sob a forma de comprimidos. Os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento da unha, que é muito lento. O  Yag laser, acelera o tratamento pois mata os fungos existentes e ajuda a uniformizar as unhas. Devem ser feitas 4 sessões mensais. Sempre aplicado nas 10 unhas.

AGENDE SUA CONSULTA!

Consultoria:
Dra. Adriana Awada
CRM 62.432