CATEGORIAS

Home / Saúde  / Disbiose intestinal: entenda o que é

Disbiose intestinal: entenda o que é

Nossa aparência reflete aquilo que comemos, bebemos, o que sentimos e como vivemos, justamente por isso, cuidar da saúde é primordial. Mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda se descuidam e “deixam pra lá” alguns sintomas que podem indicar algo mais sério, como problemas intestinais.

Desconforto ou inchaço abdominal, sobrepeso, desnutrição, náuseas, gases ou diarreia. Esses são alguns dos sintomas de uma doença que causa desequilíbrio intestinal e reduz a capacidade de absorção de nutrientes, a disbiose intestinal.

disbiose_intestinal

Quais são as causas?

A disbiose manifesta-se devido ao desequilíbrio entre bactérias boas e ruins no intestino, sendo que as boas diminuem e as ruins aumentam. A doença pode ser causada pelo uso de antibióticos, cortisonas ou laxantes, excesso de álcool, estresse, má alimentação, ou por outros problemas intestinais, como inflamação, prisão de ventre ou diverticulose.

Mas a doença tem cura, e é relativamente simples, basta seguir uma reeducação alimentar orientada por um nutricionista. Porém, não dada a devida importância, pode migrar para o sangue e causar uma infecção em todo o organismo.

 

Como prevenir?

• Aumentar a ingestão de fibras

• Realizar refeições em horários regulares

• Tomar bastante líquido (água) durante o dia

• Praticar atividades físicas

• Comer pelo menos dois pedaços de frutas todos os dias

• Manter um horário para ir ao banheiro
Caso você apresente esses sintomas há tempos e ainda não procurou um especialista, não perca mais tempo, sua saúde vem sempre em primeiro lugar. Se você está bem por dentro, por fora sua beleza fica evidente também.