CATEGORIAS

Home / Saúde  / Desidrose

Desidrose

O que é?
Desidrose ou eczema desidrótico é uma erupção com bolhas pequenas, que lembram os grãos do sagu, nos pés e nas mãos.

Como se desenvolve?
Afeta ambos os sexos, com maior incidência entre os 20 e 40 anos de idade, frequentemente associada ao estresse emocional e sudorese aumentada.

A desidrose verdadeira tem causa desconhecida, quando se acha, é chamada de erupção desidrosiforme e pode ser causada por dermatite de contato (principalmente ao metal níquel), dermatite atópica, psoriase, reações medicamentosas (piroxicam e penicilina) e à infecções por fungos.

O que se sente?
Clinicamente observam-se bolhas pequenas, com uma área avermelhada de base, nas palmas das mãos e planta dos pés.
Os quadros são de aparecimento abrupto, com sensações de calor e coceira.
Posteriormente pode haver descamação, secura e crostas. As lesões podem ser dolorosas se houver infecção ou rachadura nos locais atingidos.

Como se faz o diagnóstico?
Pelo exame clinico do dermatologista, com uma história detalhada e exames complementares, se necessário.

Como se trata?
A maioria das crises tem resolução espontânea no período de uma a três semanas, mas como a desidrose pode causar sintomas, algumas medidas de alívio podem ser tomadas como proteção local com hidratantes, medicações tópicas como corticoides, antifúngicos e antibióticos, ou medicação oral como os antihistaminicos, dependendo do quadro.

A doença é agravada por estresse emocional e sudorese abundante, que hoje em dia já pode ser tratada com a aplicação de toxina botulinica no local, que paralisa a hiperatividade das glândulas de suor.

AGENDE SUA CONSULTA!

 

Consultoria:
Dra. Ana Gabriela Giusti Rubiniak – Dermatologista
CRM 101.826