CATEGORIAS

Home / Saúde  / Ceia saudável para o Natal e o Ano Novo

Ceia saudável para o Natal e o Ano Novo

As festas de final de ano costumam ser uma perdição para quem luta contra a balança. Com diversas comidas saborosas, as ceias de natal e ano novo sempre dão água na boca. Mas é possível fazer uma ceia saudável e igualmente gostosa, basta substituir alguns alimentos e adaptar as receitas.

Ceia saudável para o Natal

Pensando na sua saúde e dieta, vamos te dar algumas dicas do que comer e como preparar uma receita light, sem lactose, e sem glúten.

 

• Substitua as carnes vermelhas por carnes brancas, como peru e aves, ou por peixe.
• Na hora da sobremesa ao invés do doce, opte pelas frutas. Pêssego, cereja, uva e figo são boas opções.
• Mas se para você sobremesa tem que ter doce, escolha os grãos integrais e frutas secas.

Receita

Confira algumas opções de receitas light, sem glúten e sem lactose para você saborear nas festas de final de ano e depois não ficar com peso na consciência por ter abusado na comilança.

1) Peru recheado:

Refogue no azeite 200g de bacon em cubinhos, ½ cebola grande picada, 250g de azeitonas picadas e 1 e ½ xícara (chá) de ameixas pretas picadas, 1 pimenta dedo-de-moça, 5 xícaras (chá) de farinha de mandioca, 1 maço grande de cheiro-verde picadinho e sal a gosto (nesta ordem). Recheie o peru assado com essa farofa e sirva. Dica: antes de levar ao forno, besunte a superfície da carne com 5 colheres de margarina sem leite.

2) Bacalhoada:

Preencha o fundo do refratário com azeite de oliva e vá intercalando camadas de rodelas de tomate, rodelas de batata pré-cozida, lascas de bacalhau dessalgado, rodelas de pimentão, ovos cozidos cortados e azeitonas. Finalize com bastante azeite e leve ao forno por 30 minutos.

3) Risoto de quinoa com vegetais e shitake:

Lave 1 xícara de quinoa em água corrente. Cozinhe em fogo alto com 2 xícaras de caldo de legumes. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 20 minutos com a panela tampada. Em uma frigideira, coloque 1 colher de azeite, ½ xícara de cebola picada, 1 dente de alho picado, 1 colher de talos de salsinha e 1 colher (chá) de gengibre ralado. Salteie e acrescente 200 g de shitake fatiado até dourar. Junte 1 xícara de cenoura cortada, 1 milho e 1 vagem picada. Salteie por 2 minutos. Junte 1 xícara de abobrinha picada, salteie por 1 minuto e junte 1 xícara de caldo de legumes. Cozinhe por 5 minutos, tempere com sal e especiarias. Por fim, acrescente a quinoa cozida e o restante do caldo de legumes e cozinhe por mais 5 minutos. Junte o tomate, misture delicadamente e sirva salpicado com salsinha.

4) Rolinhos de berinjela e abobrinha:

corte 1 berinjela e 1 abobrinha em fatias finas no sentido do comprimento. Tempere com sal e deixe descansar por 30 minutos. Lave para tirar p excesso de sal, seque bem com o papel-toalha e grelhe em uma frigideira untada com azeite extra virgem. Use 100g de tomate seco e 100g de champignon para rechear as fatias, enrole-as e prenda com ceboletes.

(Receitas sugeridas pela idealizadora do portal Sem Glúten Sem Lactose Débora Pusebon e publicadas no portal Bolsa de Mulher)