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Aproveite o Carnaval de maneira saudável

O carnaval é uma época do ano em que as pessoas costumam abusar de alguns requisitos, como a alimentação e esforço físico. Por isso, para os exagerados não causarem consequências maléficas a saúde, especialmente para os mais sedentários, é preciso se precaver.

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Confira algumas recomendações simples podem ajudar:

1. Alimentação: Deve-se comer no mínimo quatro vezes ao dia (café da manhã, almoço, lanche e jantar). Desta forma, a energia estará garantida. Evite comidas gordurosas como, feijoada, leitoa assada, canjica. Troque-as por massas, arroz e, principalmente, saladas e verduras.

2. Hidratação: a alta temperatura favorece a desidratação. Por isso, beba muita água (no mínimo 1,5 lt de água por dia). Além de hidratar, ela lubrifica o organismo, transporta os nutrientes, elimina toxinas e repõe a energia.

3. Cuidado com a pele: é preciso redobrar os cuidados com a pele, visto que os raios solares ainda estão intensos. A principal maneira de fazer isso é usar o filtro solar. O ideal é passar o produto, diariamente, pela manhã, reaplicando-o a cada duas horas. É aconselhável também o uso de chapéus, bonés, óculos e roupas leves, que funcionam como complementos do filtro.

4. Exercício físico: Quem pratica atividades físicas no dia a dia tem mais condicionamento para aguentar o ritmo acelerado do carnaval. Contudo, os foliões sedentários e que exageram no período podem ter sérios problemas. Antes de cair na folia é importante fazer no mínimo 30 minutos de alongamento e relaxamento, para evitar lesões no pé, tornozelo e joelho, inflamações das articulações do joelho, tornozelo e pés, lesões musculares e câimbras.

 

Ótima diversão!